Um trem da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), composto por 38 vagões carregados de carvão mineral, tombou na noite de segunda-feira (8) no bairro Renascer, em Criciúma. A composição seguia no sentido de Tubarão quando cinco vagões descarrilaram, levando ao bloqueio da Passagem em Nível (PN) do km 103+000, na rua Aristides Amboni.
Segundo a concessionária, todas as medidas de segurança foram adotadas imediatamente após o incidente, incluindo o isolamento da área e a proteção da carga. Não houve feridos.
Atualização – Nota Oficial – Ferrovia Tereza Cristina
14h30, 09/12/2025 – Desde às 7h desta terça-feira (9), técnicos da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e da empresa de guindastes atuam no local da ocorrência ferroviária para normalizar o tráfego e liberar o cruzamento rodoferroviário na Passagem em Nível (PN) do km 103+000 da linha tronco, na rua Aristides Amboni.
A ocorrência envolveu cinco vagões tombados, e a composição principal permaneceu estável, sem descarrilamento do trem. Até o momento, três dos cinco vagões já foram encarrilados e mais de 60% da carga de carvão mineral foi recuperada do entorno, sem danos ao meio ambiente.
Equipes de segurança operacional e da via permanente seguem mobilizadas, com esforços concentrados para antecipar o cronograma. A previsão atual é de que os trabalhos sejam concluídos ainda na noite desta terça-feira (9).
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
Clique aqui e acompanhe.