Comércio é interditado em bairro de Criciúma por representar risco à segurança pública

Ação conjunta foi promovida pela Prefeitura com apoio da Polícia Militar.

Maiquel Machado

Publicado em: 16 de janeiro de 2026

3 min.

Operação integrada entre a Polícia Militar (PMSC) e a Prefeitura de Criciúma fechou as portas de um estabelecimento comercial considerado foco de desordem e violência, no bairro Pinheirinho. A interdição, realizada nesta sexta-feira (16), foi uma resposta direta a reiteradas ocorrências policiais no local, onde inclusive ocorreu uma tentativa de homicídio registrada em suas imediações no último final de semana.

A ação é a mais visível de uma série de medidas que a PMSC adota no bairro, com policiamento ostensivo, abordagens e fiscalizações. O fechamento do comércio, no entanto, foi a medida mais drástica e simbólica. A decisão partiu da Prefeitura, com base em relatórios policiais, e contou com o apoio ostensivo da PM para ser cumprida.

A tentativa de homicídio ocorrida nas proximidades nos últimos dias foi o estopim que acelerou a medida, mas o local já era monitorado há tempo devido ao alto número de ocorrências.

O fechamento do não é um ponto final, mas parte de um planejamento estratégico mais amplo para o Pinheirinho. A PM anunciou que, nos próximos dias, novas ações serão implementadas, com foco na integração com a comunidade. Entre elas estão a instalação e o fortalecimento da Rede de Comércio Seguro e da Rede de Vizinhos, canais de comunicação direta entre moradores, comerciantes e a polícia.

A corporação reafirma que a segurança pública é uma construção coletiva. “É resultado do trabalho conjunto entre polícia, poder público e comunidade”, finalizou nota oficial sobre o caso. Enquanto isso, as viaturas continuam com presença reforçada no Pinheirinho, em uma tentativa de transformar a sensação de medo em tranquilidade.

FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.


× SCTODODIA Rádios