Corpo de Bombeiros de SC reforça segurança com máscaras de comunicação integrada

A tecnologia aumenta a eficiência das ações e reforça a segurança dos profissionais em campo.

Leticia Matos

Publicado em: 4 de novembro de 2025

4 min.
CBMSC moderniza operações com máscaras de comunicação integrada. - Foto: Soldado BM Luan Westphal/CBMSC

CBMSC moderniza operações com máscaras de comunicação integrada. - Foto: Soldado BM Luan Westphal/CBMSC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) passou a utilizar novas máscaras de Equipamentos de Proteção Respiratória (EPRs) com sistema de comunicação integrada, que permitem aos militares manter contato com as equipes de comando durante operações de combate a incêndio e mergulho. A tecnologia aumenta a eficiência das ações e reforça a segurança dos profissionais em campo.

O novo sistema transmite áudio via Bluetooth, conectando diretamente o EPR ao rádio portátil (HT) utilizado pelos bombeiros. Assim, mesmo com o uso da máscara de proteção, é possível a comunicação contínua entre os integrantes da equipe e o centro de comando.

De acordo com o tenente-coronel George de Vargas Ferreira, comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), a novidade representa um avanço importante para a corporação. “A comunicação sempre foi um dos maiores desafios em incêndios. Agora, com o sistema integrado, garantimos a troca de informações segura e em tempo real entre as equipes internas e externas”, destacou.

Além da comunicação, os novos equipamentos contam com recursos como alerta de imobilidade (“homem morto”) — que sinaliza quando o bombeiro permanece parado por tempo excessivo — e a função de fornecimento de oxigênio de emergência a outro militar em situação crítica. “É um investimento estratégico que demonstra a preocupação do CBMSC com a segurança e o bem-estar de seu efetivo”, completou Ferreira.

Comunicação também chega às operações subaquáticas

O CBMSC também está aplicando o sistema em operações de mergulho. Quartéis em Florianópolis, Chapecó e Itajaí já utilizam as máscaras do tipo full face, com comunicação integrada, possibilitando diálogo direto entre mergulhadores e a equipe de superfície durante as missões.

Segundo o major João Emiliano de Moura Silva Miranda, subcomandante do 7º BBM, a tecnologia representa um grande avanço em uma das atividades mais arriscadas da corporação. “Os mergulhos geralmente ocorrem em locais sem visibilidade e com riscos de enrosco. Com a comunicação por Bluetooth, o ambiente de resgate torna-se mais seguro e eficiente”, explicou.

Os novos equipamentos passaram por testes operacionais com resultados positivos e já estão sendo incorporados de forma gradativa nas unidades do Estado. Com isso, o CBMSC reforça seu compromisso com a modernização, a eficiência e a segurança nas operações.


FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios