Segurança
Cuidados essenciais para evitar incêndios em SC
Com a chegada do outono e o clima seco predominante em Santa Catarina, o risco de incêndios em áreas de vegetação aumenta
Com a chegada do outono e o clima seco predominante em Santa Catarina, o risco de incêndios em áreas de vegetação aumenta consideravelmente. O Corpo de Bombeiros Militar do estado alerta para a necessidade de medidas preventivas e reforça a importância da conscientização da população. Esses incêndios colocam em perigo o meio ambiente, propriedades e a vida de pessoas e animais.
O CBMSC classifica essas ocorrências como incêndios florestais, em vegetação ou em terrenos baldios, todos caracterizados pela presença de fogo em espaços abertos. A maioria dos casos tem origem humana, seja de forma deliberada ou por negligência — como jogar bitucas de cigarro em locais secos ou fazer fogueiras sem segurança. O fogo causa graves danos ambientais, comprometendo a fauna, a flora, o solo e os recursos hídricos, além de contribuir para o agravamento do efeito estufa e aumentar casos de problemas respiratórios, principalmente em grupos vulneráveis.
É importante destacar que provocar incêndios em áreas naturais é crime ambiental, conforme estabelece a Lei nº 9.605/98, sujeita a multa e prisão. Também é ilegal fabricar, soltar ou transportar balões. Para queimadas controladas, é obrigatória a autorização do Ibama. Em caso de foco de incêndio, a orientação é manter distância e acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente pelo número 193 — a agilidade no chamado pode ser decisiva no controle das chamas.
Quais são as principais causas de incêndios em vegetação?
- Queima de lixo, entulhos, pastos ou plantações;
- Atos de vandalismo;
- Soltura de balões;
- Fogueiras em locais impróprios;
- Faíscas de máquinas e veículos;
- Rompimento de cabos de energia;
- E, raramente, causas naturais como raios.
Como evitar que incêndios em vegetação aconteçam?
- Nunca inicie queimadas próximo a vegetação;
- Não jogue lixo ou bitucas de cigarro em áreas verdes;
- Evite fogueiras ao acampar ou fazer trilhas. Se for necessário, apague totalmente antes de se afastar;
- Em áreas próximas a florestas, mantenha aceiros e vegetação controlada.