Segurança
Curso da Polícia Civil seleciona 22 para operações de alto risco
As avaliações marcaram o início do processo seletivo para a formação de policiais
No início desta semana, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Academia da Polícia Civil (ACADEPOL), realizou o Teste de Aptidão Física (TAF) e o Teste de Aptidão Técnica de Tiro (TAT) para os 48 candidatos inscritos no I Curso de Operações Policiais da Polícia Civil de Santa Catarina (I COP PCSC). As avaliações marcaram o início do processo seletivo para a formação de policiais em operações táticas.
Na segunda-feira (6), ocorreu o TAF, com a presença de 34 candidatos, dos quais 30 foram aprovados. No dia seguinte, terça-feira (07/01), foi realizado o TAT, no qual todos os aprovados do dia anterior participaram. Contudo, seis candidatos foram reprovados e outros dois não alcançaram a média final exigida para se classificar dentro do número de vagas do edital.
Com isso, 22 candidatos foram considerados aptos para participar do curso, que terá início em 16 de janeiro. O I COP PCSC busca capacitar os policiais para lidar com situações operacionais de alto risco, priorizando a eficiência nas ações táticas, a preservação da vida, o sucesso nas investigações criminais e a manutenção da ordem pública.
Durante o curso, os participantes terão acesso a treinamentos teóricos e práticos sobre técnicas operacionais policiais, uso de armamento e tiro, atendimento pré-hospitalar em combate, entre outros temas. Além disso, ao final do programa, alguns egressos poderão ser selecionados para integrar a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil de Santa Catarina.