Delegada fala sobre os crimes contra animais em Tubarão
Por
Matheus Machado
A Dr. Carolini de Bona Portão, responsável pela Delegacia de Delitos de Trânsito e Divisão de Crimes Ambientais, concedeu uma entrevista à Rádio Cidade nesta quarta-feira (10), e detalhou sobre os crimes envolvendo os animais na cidade de Tubarão.
Ela alega que o número de abandono de animais de Tubarão diminuiu nos últimos meses devido às intervenções da Polícia Civil. “Tivemos muitos casos entre o fim do ano passado e o início de 2024, mas depois das investigações e identificação dos autores, houve uma conscientização e os crimes diminuíram”, ressalta a delegada.
Ainda assim, os casos de maus-tratos à animais seguem acontecendo no município. Carolini fala que muitas vezes os tutores denunciados alegam que não agrediram fisicamente seus pets, mas ressalta que o crime de maus-tratos envolve outros fatores. “Manter o animal preso em uma corda, sem espaço para se locomover, privar a alimentação e água, deixar em um ambiente sujo também caracterizam o crime. Temos verificado casos de animais com hipotermias devido aos dias mais frios também”, ressalta Carolini.
Casos contra bovinos e equinos também já foram registrados em Tubarão, mas as principais vítimas são os cães. A delegada relembrou o caso de Jack, que foi resgatado na última semana, encaminhado para uma clínica e recebeu inclusive transfusão de sangue. Infelizmente ele faleceu na última segunda-feira (8).