DRACO faz operação contra lavagem de dinheiro

Ação cumpriu 31 mandados e apreendeu mais de R$ 1 milhão em espécie, cheques, armas e documentos em Santa Catarina e São Paulo

Joca Baggio

Publicado em: 19 de agosto de 2025

3 min.

A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) da Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou nesta terça-feira (19) uma operação contra um esquema interestadual de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas. Ao todo, foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão em sete cidades, incluindo seis catarinenses e o município de Registro, em São Paulo.

A investigação teve início em 2024, após a prisão de duas lideranças de uma organização criminosa. Na época, a apreensão de drogas e dinheiro em espécie levou a Polícia Civil a identificar uma tentativa de encobrir a origem dos recursos com documentos retroativos emitidos por uma empresa do grupo — o que reforçou as suspeitas de lavagem de capitais.

Entre os materiais apreendidos, estão mais de R$ 1 milhão em cheques e dinheiro vivo, além de relógios, celulares, computadores, uma arma de fogo e munições. Um dos alvos foi preso em flagrante por posse ilegal de armamento.

As ações ocorreram nas cidades de Florianópolis, São José, Biguaçu, Palhoça, Águas Mornas e São Joaquim, além de um ponto fora do estado. Os documentos recolhidos serão periciados e analisados para aprofundar a investigação, que segue em andamento para identificar todos os envolvidos.

A DRACO/DEIC destacou que a operação reforça o compromisso das forças de segurança catarinenses no combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro no estado.



× SCTODODIA Rádios