Equipes são mobilizadas para prestar socorro à gestante em Timbé do Sul

Suspeita de gravidez ectópica foi identificada — quando o embrião se desenvolve fora do útero

Maiquel Machado

Publicado em: 3 de novembro de 2025

3 min.

Operação de emergência para atendimento de gestante mobilizou a equipe da aeronave do Saer/Samu Aeromédico na tarde desta segunda-feira (03). Por volta das 15h, a equipe foi acionada pela Central de Regulação do Samu após o Hospital Santo Antônio, em Timbé do Sul, registrar o quadro crítico de uma mulher, de 45 anos, gestante de apenas sete semanas.

A paciente começou a passar mal em sua residência e, ao dar entrada no hospital, sofreu perda súbita de consciência e queda acentuada da pressão arterial. Os profissionais identificaram suspeita de gravidez ectópica — quando o embrião se desenvolve fora do útero — situação que pode causar sangramento interno e risco imediato de morte.

Diante da gravidade, o helicóptero do Saer/Samu aeromédico foi acionado para realizar a transferência rápida até o Hospital Regional de Araranguá. Durante o voo, a equipe médica realizou procedimentos para estabilizar o quadro da paciente e conter a hemorragia.

Assim que chegou ao hospital de destino, a mulher foi levada diretamente ao Centro Obstétrico e encaminhada para cirurgia de urgência.

A agilidade na remoção e o trabalho integrado das equipes buscaram garantir a chance de sobrevivência da paciente. O estado de saúde dela não havia sido atualizado até o fechamento desta matéria.

FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios