Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Estado intensifica ações contra a crueldade animal

Criciúma
WhatsApp Image 2025 03 31 At 15.26.43
Fotos: Divulgação/PMSC

Criciúma

Estado intensifica ações contra a crueldade animal

Abril Laranja tem campanha dedicada à prevenção da crueldade contra animais

CRICIUMA

No mês do Abril Laranja, campanha dedicada à prevenção da crueldade contra animais, Santa Catarina reforça as ações de conscientização sobre o tema. A Diretoria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) foca no combate à farra do boi, na venda irresponsável de coelhos na Páscoa e na promoção de um grande evento para discutir políticas públicas para a causa.

Entre 2019 e abril de 2024, o estado registrou 4.274 inquéritos de maus-tratos a animais, um número alarmante que motiva a intensificação das ações. “A crueldade contra animais exige medidas efetivas, e estamos trabalhando para educar a população, apoiar entidades e incentivar a adoção responsável”, destacou o secretário Emerson Stein.

Um dos maiores desafios é o combate a práticas culturais ilegais, como a farra do boi, ainda realizada clandestinamente no litoral catarinense. Apesar de ser crime ambiental desde 1997, a prática persiste e causa sofrimento extremo aos animais. Além disso, a venda indiscriminada de coelhos na Páscoa leva ao abandono de muitos desses animais dias após a celebração.

A Semae reforça que a conscientização é essencial para reduzir os maus-tratos, incentivando a educação ambiental e a denúncia de abusos. Denúncias podem ser feitas aos órgãos competentes para garantir o bem-estar animal e coibir práticas criminosas.

Continue lendo
Topo