Um morcego positivado com o vírus da raiva foi identificado no Centro de Tubarão. A reportagem do portal SCTodoDia entrou em contato com a Gerência Regional de Saúde que confirmou a situação.
O animal foi encontrado em uma residência no final de agosto e o diagnóstico foi liberado pelo laboratório da Companhia Integrada Desenvolvimento Agrícola (CIDASC) de Joinville na última quinta-feira (12).
O procedimento padrão quando um caso do tipo é registrado, é um bloqueio vacinal em um raio de 300 metros a partir do local onde o animal infectado foi localizado, também chamado de ponto focal. O bloqueio será organizado junto à Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Tubarão que irá de casa em casa aplicar vacinas em cães e gatos dentro do raio estabelecido.
As vacinas descartáveis serão disponibilizadas pelo Estado e as aplicações devem iniciar ainda nesta nesta semana. Segundo a Gerência Regional de Saúde, a expectativa é de as aplicações sejam finalizadas no máximo até a próxima semana e dentro de um mês, a segunda dose deverá ser aplicada.
Durante o ano de 2024, a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) já teve cinco focos de raiva em animais de produção. Os registros foram em Treze de Maio e Sangão, mas em áreas rurais, diferente da zona urbana onde o morcego foi encontrado no Centro de Tubarão.