Segurança
Exploração sexual de menores é alvo de operação em SC
Ações seguem até o fim do mês
A operação Caminhos Seguros, com foco no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias estaduais e áreas urbanas do Estado está em andamento desde o dia 30 de abril, sendo coordenada pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A ação, que segue até o dia 30 de maio, é promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com órgãos de segurança pública de todo o país, e inclui fiscalizações, ações repressivas e atividades educativas.
De acordo com o Plano de Atuação Integrada (PAI), elaborado pelo MJSP, a violência contra crianças e adolescentes vem crescendo cada vez mais no país, provocando diversas consequências e traumas nas vítimas, prejudicando seu desenvolvimento físico, psicológico, social e educacional.
Com o objetivo de garantir a proteção desse grupo vulnerável, a PMSC realizará ações de polícia ostensiva, preventiva e repressiva, tanto nas rodovias estaduais quanto em locais urbanos previamente definidos, com o intuito de garantir que o risco real e a percepção de risco para o crime, a violência e a desordem estejam em níveis socialmente aceitáveis, especialmente no que diz respeito à eliminação ou redução dos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes.
Entre as ações previstas durante a operação, destacam-se as fiscalizações em locais com indícios de prática de prostituição, como bares, lanchonetes e postos de combustíveis em todo o Estado.
Além disso, no âmbito da prevenção, a operação promove atividades educativas, como palestras em escolas e distribuição de panfletos, além da disseminação de informações sobre os direitos da criança e do adolescente.
O ponto alto da operação Caminhos Seguros ocorre no dia 15 de maio. Nesta data, serão realizadas ações de conscientização desenvolvidas pelos programas institucionais e parceiros, bem como ações repressivas, em conjunto com as forças de segurança locais e os Conselhos Tutelares.
“Essa é uma missão que vai além da atuação operacional, por envolver a proteção da infância e, principalmente, da dignidade humana. A Polícia Militar está comprometida em agir com firmeza, sensibilidade e responsabilidade diante desse tipo de crime e outros conexos”, destacou o comandante-geral da PMSC, Emerson Fernandes.