A cidade de Florianópolis se manteve no topo do ranking de capitais mais seguras do Brasil em relatório divulgado pela MySide, Startup especializada em compra e venda de imóveis. Essa é a terceira edição do estudo e, em todos os relatórios divulgados, Florianópolis figura como a capital com o menor índice de homicídios.
O levantamento é baseado em estimativas populacionais dos municípios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e nos números de homicídios registrados em 2024 pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), associado ao Ministério da Saúde.
Em Florianópolis, a taxa de homicídios registrada foi de 10,7 assassinatos para cada 100 mil habitantes, cerca de 53% menor que a média nacional, que ficou em 23 homicídios por 100 mil habitantes.
A capital catarinense ficou em primeiro lugar, seguida de Brasília e São Paulo, com as menores taxas de homicídios entre as capitais. Considerando a região sul, Porto Alegre figura no 4º lugar, com taxa de 15,8, e Curitiba em 11º com 23,1 homicídios para cada 100 mil habitantes.
Investimento em segurança pública
Os números de Florianópolis refletem o esforço das autoridades para garantir a segurança de cidadãos e visitantes. A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública segue aprimorando os equipamentos e a capacitação das equipes. Ao longo de 2025, a cidade ampliou a capacidade de videomonitoramento, com instalação de câmeras em locais estratégicos, para facilitar a identificação de criminosos e agilizar respostas a ocorrências.
Além disso, a segurança pública do município está em constante diálogo com forças estaduais, como as polícias Militar e Civil, visando desmantelar redes criminosas. As operações Fio Desencapado, da Guarda Municipal de Florianópolis, e Alta Tensão, da PC-SC, são exemplos de cooperação visando coibir casos de furtos de fio de iluminação pública e hidrômetros, com resultados positivos na região da Grande Florianópolis.
Operações estratégicas
Na Operação Centro Seguro, agentes municipais e estaduais atuam para combater o tráfico de drogas. Recentemente, cinco homens foram presos e tiveram armas brancas e mercadorias irregulares apreendidas durante ação concentrada no Centro Leste.
Outro exemplo é a Operação Solo Legal, com primeira fase deflagrada em setembro, combate a ocupação irregular, venda e parcelamento ilegal de terrenos. A força-tarefa teve início com o inquérito da Polícia Civil e resultou na demolição de 32 unidades ilegais construídas em Área de Preservação Permanente. Em outubro, outras oito edificações irregulares foram demolidas no Sul da Ilha.
A Guarda Municipal de Florianópolis também está sendo melhor equipada, com novos armamentos, coletes de proteção balística e drones, importante instrumento de vigilância. Além disso, os agentes passam constantemente por cursos visando a capacitação perene das guarnições.
“Os números demonstram a organização da segurança de Florianópolis para proteger os cidadãos e construir uma cidade cada vez mais segura. Temos operações importantes em curso para combater o crime organizado, mas o trabalho também é feito no dia a dia, com a presença da GMF nas ruas para aumentar a vigilância e coibir qualquer tipo de violência”, salienta a vice-prefeita e secretária municipal de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.