Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Foragido de Florianópolis é capturado em SP

Segurança
Image 2025 02 18T070014.252
Foto: Reprodução/SCTodoDia

Segurança

Foragido de Florianópolis é capturado em SP

Adalberto da Silva Junior, integrante do PCC, foi localizado no Parque Taipas, na zona norte de SP, após escapar do presídio florianopolitano no final de janeiro

Após 18 dias de intensas buscas, Adalberto da Silva Junior, de 31 anos, foi capturado pela Polícia Militar no bairro Parque Taipas, zona norte de São Paulo. O foragido, que fugiu da Penitenciária de Florianópolis no dia 30 de janeiro, é integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) e tem passagens por homicídio, tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma.

A fuga de Adalberto ocorreu por volta das 15h do dia 30 de janeiro, após ele passar por uma consulta médica na Unidade Básica de Saúde (UBS) do presídio, localizada fora dos muros da unidade. Ao ser escoltado de volta à cela, o detento conseguiu se livrar das algemas utilizando uma chave artesanal, agrediu um agente em uma luta corporal e pulou o muro da UBS. Em seguida, ele correu em direção ao manguezal do Itacorubi, onde conseguiu despistar o policial que o perseguia.

Fuga e falhas na segurança da Penitenciária

A fuga aconteceu por meio do muro externo da penitenciária, que tem 3,5 metros de altura, enquanto o muro interno, com 8 metros de altura, é cercado por um sistema de segurança mais rigoroso. A UBS, que fica próxima ao muro externo, deverá ser desativada em 2026, após o processo de transferência dos detentos para outras unidades prisionais do estado, conforme anunciou o governador Jorginho Mello no mesmo dia da fuga.

Foragido retorna à prisão para cumprir pena de 38 anos

Adalberto da Silva Junior, que já acumulava diversas passagens pela polícia, incluindo envolvimento com o PCC, deverá ser levado de volta à Penitenciária de Florianópolis. Ele ainda tem 38 anos de reclusão para cumprir, e sua captura marca o fim de um período de busca que envolveu esforços das autoridades para rastrear e prender o detento em fuga.

A Polícia Militar de São Paulo foi responsável pela captura do criminoso, que já estava sendo monitorado devido ao seu histórico e envolvimento com facções criminosas.

Continue lendo
Topo