Segurança
Gaeco deflagra operação “Coliseu” contra fraudes em SC
A investigação concentra-se em irregularidades nos processos de credenciamento de artistas pela Fundação Cultural de Lages
Na manhã desta terça-feira (22), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em parceria com a 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages, iniciou a operação “COLISEU”, voltada ao combate de crimes contra a administração pública. A ação tem como objetivo desarticular uma associação criminosa formada por agentes públicos e privados, suspeitos de praticar crimes como falsidade ideológica, uso de documentos falsos, contratações ilegais, corrupção passiva, prevaricação e associação criminosa.
A investigação concentra-se em irregularidades nos processos de credenciamento de artistas pela Fundação Cultural de Lages, onde há suspeitas de favorecimento direcionado a alguns profissionais e preterição de outros. Também foram encontrados indícios de que vantagens indevidas teriam sido solicitadas e recebidas para manter o esquema fraudulento de contratação. A operação busca coletar provas e desmontar a estrutura criminosa envolvida.
Com o apoio da Polícia Científica de Santa Catarina, a operação visa garantir a preservação das evidências coletadas durante as buscas. A atuação conjunta entre os órgãos de segurança é essencial para manter a cadeia de custódia dos materiais apreendidos, que serão fundamentais para o avanço das investigações. As informações obtidas durante a operação permanecem sob sigilo de justiça para não comprometer o andamento do caso.
O GAECO, que reúne esforços do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros, tem como missão identificar, prevenir e reprimir atividades criminosas organizadas. A operação “COLISEU” recebeu esse nome em alusão ao Coliseu de Roma, que, na antiguidade, era palco de eventos controlados pelo poder político, assim como se investiga o controle ilegal na contratação de artistas em Lages.