Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Governador Jorginho Mello em campanha contra golpes

Brasil
Xzdfghgfghghdff
Foto: Jonatã Rocha/Secom

Brasil

Governador Jorginho Mello em campanha contra golpes

70% dos registros de estelionato realizados em 2024 foram praticados no ambiente virtual

CRICIUMA

O Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, decidiu se posicionar contra o crescente número de golpes que têm afetado o Estado e o Brasil. Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, o governador fez um alerta para a sua geração, que tem sido uma das mais atingidas por estelionatos. Na mensagem, ele destaca que nem Neymar, nem Fernanda Torres precisam de Pix, fazendo uma referência aos golpes que têm usado os nomes dessas celebridades.

“É assustador o número de golpes de estelionato em Santa Catarina e no Brasil e, infelizmente, a minha geração, criada no trabalho, na peleia, desde cedo, é a que mais tem sido vítima”, alerta Jorginho Mello, que completa a mensagem com uma dica: “recebeu pedido de dinheiro amigo no celular, liga pra ele, pra ele mesmo. Não entra em fria”, reforça o governador.

Embora Santa Catarina tenha registrado queda nos índices de crimes violentos, como roubos, latrocínios e homicídios, os casos de estelionato continuam em alta. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o número de ocorrências de estelionato tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Em 2021, foram registrados 75.525 casos. Em 2022, o número subiu para 96.124. Já em 2023, foram 96.883 ocorrências, e em 2024 o estado registrou um recorde de 102.868 casos, sendo 71.933 deles em ambiente virtual.

Os números são do relatório produzido pela Diretoria de Inteligência Estratégica, com a participação da Gerência de Estatística e Análise Criminal, da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina.

Com base nas estatísticas, o secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, Flávio Graff, destaca que 70% dos registros de estelionato realizados em 2024 foram praticados no ambiente virtual.

“O crescimento dos golpes de estelionato, especialmente no ambiente virtual, demonstra que os criminosos migraram para o meio digital, aproveitando o anonimato e a sensação de segurança proporcionada por esse ambiente para enganar as pessoas e agir sem confronto direto com a polícia, por exemplo. Estamos intensificando a inteligência policial e promovendo campanhas de conscientização para que a população possa se proteger. O governador Jorginho Mello defende o trabalho integrado das forças de segurança, e é nesse sentido que seguimos atuando”, reforçou o secretário Graff.

Como se proteger de golpes virtuais:

Desconfie de pedidos de transferência via Pix, especialmente quando envolvem urgência ou nomes de pessoas conhecidas;
Verifique a veracidade das informações entrando em contato diretamente com a pessoa ou empresa mencionada;
Não clique em links suspeitos recebidos por mensagem ou e-mail;
Use senhas fortes e ative a verificação em duas etapas em suas contas digitais;
Mantenha seus dispositivos atualizados e com antivírus instalado;

Continue lendo
Topo