Grupo envolvido com caça ilegal é desarticulado em SC

Denúncia sobre organização de caçadas ilegais por meio virtal desencadeou as investigações

Maiquel Machado

Publicado em: 5 de novembro de 2025

3 min.

Nesta quarta-feira, 05, foi deflagrada a operação “Digitale Jagd” (Caçada Virtual), voltada ao combate à caça ilegal e aos crimes contra a fauna silvestre em diversas regiões do Estado, que resultou no cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão, a ação ainda prendeu seis suspeitos em flagrante, além de registrar 10 autos de infração ambiental e da apreensão de armas de fogo.

A iniciativa foi da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do segmento do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), em cooperação com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

As investigações tiveram início a partir de uma denúncia anônima, que indicava a atuação de um grupo virtual voltado à organização de caçadas ilegais. Após levantamentos realizados pela CPMA, foram expedidos mandados de busca e apreensão para o cumprimento simultâneo em diferentes municípios catarinenses.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram apreendidas mais de 3.900 munições, aparelhos celulares, 34 aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro e diversos outros petrechos utilizados para a prática do crime de caça. O trabalho reflete o alto nível de planejamento, coordenação e eficiência operacional das equipes envolvidas, de acordo com a coordenação da operação.

As ordens judiciais foram cumpridas de forma simultânea nas cidades de Blumenau, Pomerode, Indaial, Rio dos Cedros, Corupá, Ibirama, Rio Negrinho, Lontras e Laurentino, foram mobilizados 52 integrantes do Gaeco e 75 policiais militares e nove bombeiros militares, totalizando 136 agentes em nove cidades.

FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios