A Polícia Civil prendeu, no último sábado (23), no Ceará, o responsável pelo golpe conhecido como “falso advogado”, que causou prejuízo de R$ 270 mil a um morador de Florianópolis em 2024. A prisão ocorreu em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, após ação conjunta entre forças de segurança de Santa Catarina e do Ceará.
O criminoso foi localizado a partir do compartilhamento de informações entre a Polícia Civil de Santa Catarina e a Coordenação-Geral de Repressão a Crimes Cibernéticos (Ciberlab), com apoio da Secretaria da Segurança Pública do Ceará e da Polícia Militar cearense.
A investigação foi conduzida pela Delegacia de Combate a Estelionatos da Capital e resultou na Operação Litis Simulatio, deflagrada em outubro de 2025, quando o autor do crime foi identificado.
Segundo a apuração, a vítima acreditava ter um processo judicial contra o Estado de Santa Catarina e passou a receber contatos telefônicos de golpistas que se apresentavam como seu advogado e como secretária do profissional. Convencido de que precisava pagar taxas e custas processuais inexistentes, o catarinense realizou diversas transferências que somaram cerca de R$ 270 mil.
No decorrer da investigação, a Justiça autorizou 25 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão temporária, cumpridos nos estados do Ceará e do Rio de Janeiro contra suspeitos e pessoas que receberam valores em suas contas bancárias.
Após a identificação do principal autor, a Polícia Civil de Santa Catarina solicitou a prisão preventiva, que foi cumprida no Ceará. O caso segue sob investigação.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe