Idoso é reanimado após parada cardiorrespiratória em Governador Celso Ramos

Idoso de 87 anos sofreu parada cardiorrespiratória no bairro Fazenda Armação e foi levado de helicóptero ao Instituto de Cardiologia após atendimento integrado entre SAMU e Bombeiros

Redação

Publicado em: 2 de janeiro de 2026

3 min.

Um homem de 87 anos teve a vida salva após sofrer uma parada cardiorrespiratória na tarde desta sexta-feira (2), no bairro Fazenda Armação, em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. A ocorrência mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com apoio aéreo do Batalhão de Operações Aéreas (BOA).

O chamado foi registrado por volta das 13h e, inicialmente, atendido por uma equipe de suporte básico do SAMU, que já se encontrava no local. Diante da gravidade do quadro clínico, foi solicitada a atuação de uma unidade de suporte avançado para reforçar o atendimento.

Atendimento aéreo foi decisivo

Com a confirmação da parada cardiorrespiratória, o CBMSC deslocou a aeronave Arcanjo-01, do Batalhão de Operações Aéreas, para garantir rapidez no atendimento especializado. A equipe utilizou protocolos e equipamentos de suporte avançado à vida, conseguindo reverter a parada cardiorrespiratória ainda no local.

Após a reanimação e estabilização clínica, o paciente foi transportado de helicóptero ao Instituto de Cardiologia, onde recebeu atendimento médico especializado.

Integração entre equipes garantiu sucesso

Segundo o CBMSC, a rápida identificação da gravidade, o acionamento correto dos recursos e a integração entre SAMU e Corpo de Bombeiros foram fundamentais para o desfecho positivo da ocorrência. A agilidade no atendimento foi determinante para preservar a vida do idoso.

FIQUE BEM INFORMADO: 📲Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!

Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.

👉 Clique aqui e acompanhe



× SCTODODIA Rádios