Idoso é reanimado três vezes após se afogar em praia de Balneário Camboriú

Equipes de socorro uniram esforços para o salvamento e vítima foi transportada para o hospital Ruth Cardoso

Maiquel Machado

Publicado em: 19 de fevereiro de 2026

3 min.

O mar calmo da Praia do Estaleirinho foi palco de uma luta pela sobrevivência de um idoso vítima de afogamento, na tarde desta quinta-feira (19). Por volta do meio-dia, o homem, de 77 anos, sofreu uma queda na beira da água que rapidamente evoluiu para um quadro grave de afogamento secundário grau 6 — o mais severo, caracterizado por parada cardiorrespiratória. O que se seguiu foi uma batalha de 40 minutos entre a vida e a morte, vencida por guarda-vidas e socorristas.

A vítima foi encontrada pelos guarda-vidas do posto do Estaleirinho, que já contavam com o reforço de dois colegas de folga da Praia de Itapema que estavam no local. Imediatamente, iniciaram-se as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP).

O coração do idoso respondeu. Houve retorno à circulação espontânea. A vítima foi lateralizada, e os socorristas mantiveram monitoramento contínuo de pulso e respiração. Mas, segundos depois, ele apresentava grande quantidade de água e espuma pela boca e narinas — e os batimentos voltaram a parar.

Mais dois ciclos de RCP foram aplicados. O coração da vítima resistiu e retornou a bater pela segunda vez.

Foi quando a unidade avançada do Samu chegou ao local. A equipe médica assumiu a ocorrência, intubou a vítima na areia e deu continuidade ao suporte avançado. O idoso foi então conduzido ao Hospital Ruth Cardoso em estado grave, mas vivo.


📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe



× SCTODODIA Rádios