Incêndio de grandes proporções atingiu um supermercado na manhã desta quarta-feira (30) em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. As chamas provocaram uma forte explosão no interior do estabelecimento, deixando pelo menos cinco bombeiros feridos durante a operação de combate ao fogo.
O incêndio começou por volta das 5h30, na parte dos fundos do supermercado, localizado na avenida Tamandaré, na região central da cidade. As chamas se espalharam rapidamente, exigindo uma grande mobilização das forças de segurança e emergência.
Explosão atingiu equipe de combate
De acordo com as informações iniciais, um grupo de bombeiros e funcionários que atuava em frente a um dos portões de acesso ao mercado foi atingido por uma explosão. A suspeita é de que o incidente tenha ocorrido após o fogo alcançar um gerador de energia instalado no local.
Ao todo, cinco bombeiros militares foram encaminhados ao pronto atendimento, juntamente com um bombeiro uruguaio e três funcionários do estabelecimento. Dentre os bombeiros feridos, um teve fratura de membro inferior. Os feridos foram encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento.
Fenômeno backdraft teria ocasionado a explosão
A abertura de um acesso no local onde o fogo se concentrava e a temperatura estava mais elevada pela concentração dos gases aquecidos, proporcionou uma entrada repentina do comburente no ambiente e os gases superaquecidos queimaram abruptamente, caracterizando o fenômeno do backdraft. Com isso, houve um deslocamento de ar e a propagação do fogo para toda a zona de origem. Logo após, houve uma grande explosão.
Operação mobiliza forças do Brasil e do Uruguai
O combate às chamas segue em andamento e conta com o apoio de guarnições do Corpo de Bombeiros do Brasil e do Uruguai, em razão da proximidade com a fronteira. A área foi totalmente isolada, com atuação da Brigada Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para garantir a segurança e o atendimento às vítimas.
As causas do incêndio ainda serão apuradas pelas autoridades competentes, assim que a situação for controlada e o local liberado para perícia.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.