Incêndio florestal é combatido antes de chegar em distribuidora de combustível em Itajaí

Combate ao fogo contou com técnica de helibalde — que consiste no lançamento de água por um balde acoplado à aeronave

Maiquel Machado

Publicado em: 20 de fevereiro de 2026

3 min.
Incêndio florestal é combatido antes de chegar em distribuidora de combustível em Itajaí. - Foto: Divulgação/CBMSC

Incêndio florestal é combatido antes de chegar em distribuidora de combustível em Itajaí. - Foto: Divulgação/CBMSC

O avanço de um incêndio florestal, na tarde dessa quinta-feira (19), por volta das 17h, de rápida propagação foi registrado em área crítica: a poucos metros de uma distribuidora de combustível com dezenas de tanques de armazenamento, em Itajaí. O Corpo de Bombeiros (CBMSC) acionou seu principal reforço aéreo — o helicóptero Arcanjo-03, com base em Blumenau — para impedir que as chamas atingissem os reservatórios e provocassem um estrago de grandes proporções.

Equipes em solo já haviam iniciado o combate quando a aeronave chegou ao local. O risco era iminente: qualquer avanço do fogo em direção à distribuidora poderia provocar explosões em cadeia, colocando em risco vidas e o patrimônio da empresa.

O Arcanjo-03 iniciou então uma operação de precisão. Utilizando a técnica de helibalde — que consiste no lançamento de água por um balde acoplado à aeronave —, a tripulação realizou 15 lances, totalizando 7,5 mil litros de água despejados sobre as chamas.

O trabalho conjunto entre a guarnição aérea e os bombeiros em terra foi determinante para conter o fogo antes que ele alcançasse os tanques de combustível. Após intensa operação, o incêndio foi completamente extinto.

A ocorrência, considerada prioritária pelo CBMSC, não resultou em vítimas. A causa do incêndio florestal ainda será investigada.


📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe



× SCTODODIA Rádios