Segurança
Irmãos responsáveis por furtos em casas de veraneio são presos em Arroio
Operação da Polícia Civil resultou em dois mandados de prisão e quatro de busca e apreensão
Dois irmãos, líderes de um grupo criminoso responsável por uma série de furtos em casas de veraneio em Balneário Arroio do Silva, município do Extremo Sul de Santa Catarina (Amesc), foram presos na manhã desta quarta-feira (11) em operação da Polícia Civil.
Ao todo, foram cumpridos dois mandados de prisão e quatro de busca e apreensão durante a operação, que contou com o auxílio da Polícia Militar de Araranguá e de Balneário Arroio do Silva.
De acordo com a Polícia Civil de Santa Catarina, foram registrados nos últimos meses diversos crimes de furto em residências localizadas em Balneário Rincão. As ocorrências teriam o mesmo modus operandi: arrombamento pela madrugada em casas de veraneio.
Investigações comandadas pela Polícia Civil apontaram que os furtos nas residências foram praticados por uma associação criminosa que possui, entre os membros, dois irmãos considerados os líderes do grupo – os quais foram presos nesta quarta-feira.
Autoridades alegam que os elementos de autoria e materialidade colhidos foram suficientes para justificar o indiciamento dos dois pela prática de pelo menos 10 furtos, os quais foram praticados entre julho e agosto de 2024 – todos ocorridos de madrugada, mediante arrombamento. Também haveriam provas que apontam a participação de pelo menos outros três suspeitos em furtos investigados pela Polícia Civil.
Além das prisões, a operação resultou na apreensão de diversos bens considerados de origem duvidosa, possivelmente oriundos de furto, além de eletrônicos e vestes utilizadas pelos autores durante a prática dos crimes.