Segurança
Jorginho Mello acompanha simulação dos bombeiros
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, participou de uma simulação de resgate veicular em Criciúma realizada pelo bombeiros
Por
Vinícius Barbosa
Nesta sexta-feira (2) o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, esteve em Criciúma para acompanhar uma simulação de resgate veicular organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). O evento, realizado no Pátio DJ Guinchos, contou com a presença do presidente do Detran, Kennedy Nunes, e do comandante-geral do CBMSC, Coronel Fabiano Bastos das Neves.
Simulação mostra etapas do resgate veicular
Durante a simulação, foram demonstradas todas as etapas de uma operação de resgate veicular, incluindo a chegada das viaturas, montagem de equipamentos, estabilização do veículo, acesso dos socorristas, desencarceramento e extração da vítima. O governador Jorginho Mello expressou seu orgulho ao ver a dedicação dos bombeiros. “Ver de perto a dedicação e o profissionalismo dos nossos bombeiros é motivo de grande orgulho. Essa simulação é fundamental para garantir que nossas equipes estejam sempre preparadas para salvar vidas, demonstrando o compromisso do nosso governo com a segurança e o bem-estar dos catarinenses”, afirmou Mello.
Graças a uma parceria entre o CBMSC e o Detran, foram disponibilizados mais de dez veículos na última semana para que as guarnições praticassem e aperfeiçoassem técnicas de resgate. O presidente do Detran, Kennedy Nunes, destacou a importância dessa colaboração: “Essa parceria com o Corpo de Bombeiros é essencial para a melhoria contínua dos nossos serviços de resgate. Disponibilizar os veículos para esse treinamento mostra nosso comprometimento com a segurança no trânsito e a proteção dos cidadãos”.
O comandante-geral do CBMSC, Coronel Fabiano Bastos das Neves, enfatizou a importância do aprimoramento constante das técnicas de resgate. “Técnicas atualizadas em acidentes com vítimas aumentam a sobrevida do paciente e garantem maior segurança para nossos bombeiros, resultado dos treinamentos constantes realizados pela corporação”, explicou o comandante.
Além da simulação, na última quarta-feira, 31, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) realizou um Treinamento Operacional Mensal, onde cerca de 50 bombeiros revisaram técnicas de resgate veicular. “Durante o treinamento, os bombeiros executaram métodos diferentes de resgate veicular, visando melhorar ainda mais o trabalho em situações reais”, destacou o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.
Fonte: Bombeiros – SC