Segurança
Jorginho Mello destaca resposta rápida a atos de vandalismo
Durante coletiva, dados sobre os atos de vandalismo na Grande Florianópolis foram diuvlgados, com 12 prisões e bloqueios desfeitos
Neste sábado (19), a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina apresentou um balanço das ações de resposta aos atos de vandalismo ocorridos na Grande Florianópolis e um incidente isolado na comunidade de Papaquara, no Norte da Ilha. O governador Jorginho Mello e os chefes das Forças de Segurança participaram da coletiva de imprensa, destacando a rápida atuação das forças policiais e o desfecho de várias ocorrências.
Segundo o governador, “nossas forças de segurança agiram rapidamente”. Ele informou que 12 prisões foram efetuadas, um criminoso foi morto ao reagir e dois ficaram feridos. Além disso, “já não temos mais bloqueios ou barricadas, e a inteligência da Segurança Pública segue monitorando tudo de perto”, afirmou o governador.
Os atos criminosos começaram após um confronto entre policiais e criminosos na comunidade de Papaquara, onde homens encapuzados e armados foram flagrados realizando disparos. O incidente resultou em confrontos, com os criminosos utilizando veículos para fuga, alguns dos quais foram queimados. As guarnições da Polícia Militar, apoiadas por outras Forças Policiais e o Corpo de Bombeiros, atuaram para desmobilizar 18 bloqueios em diferentes áreas da Grande Florianópolis.
Durante as operações, foram apreendidas cinco pistolas, drogas, veículos, rádios comunicadores, celulares e munições. A ação integrada demonstrou a eficácia das forças de segurança em conter rapidamente os atos de vandalismo e garantir a ordem.
A coletiva contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, e de outras autoridades da Segurança Pública de SC.