Jovem é preso preventivamente por envolvimento em morte de cão em Itajaí

Ação policial resultou na apreensão de mais dois adolescentes e um quarto envolvido está sendo procurado

Maiquel Machado

Publicado em: 13 de fevereiro de 2026

3 min.
Jovem é preso preventivamente por envolvimento em morte de cão em Itajaí. - Foto: Divulgação/PCSC

Jovem é preso preventivamente por envolvimento em morte de cão em Itajaí. - Foto: Divulgação/PCSC

O caso que chocou Itajaí na noite dessa quinta-feira (12) ganhou um desfecho judicial nesta sexta-feira (13). O jovem, de 19 anos, preso em flagrante por participação na morte de um cão — arremessado do alto de um prédio abandonado, no bairro Murta, após ser jogado em um rio — teve sua prisão em flagrante convertida em preventiva, durante audiência de custódia. Ele retornará ao Presídio de Itajaí (Canhanduba), onde aguardará o julgamento.

Os dois adolescentes envolvidos no caso permanecem apreendidos na delegacia e aguardam a manifestação do Ministério Público. A gravidade dos fatos e a repercussão social do crime fundamentaram a decisão de não liberá-los imediatamente aos responsáveis, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente em casos de extrema violência.

A crueldade do ato gerou comoção imediata na comunidade. Populares se aglomeraram no local, exigindo justiça, e as forças de segurança precisaram atuar para preservar a ordem pública e garantir a integridade dos envolvidos. O segundo cão, que também foi vítima dos maus-tratos, conseguiu ser resgatado durante o ataque, mas em seguida fugiu do local.

A Polícia Civil registrou a ocorrência por maus-tratos a animais com resultado morte e corrupção de menores. O jovem de 19 anos responderá pelos crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais (pena de 2 a 5 anos de reclusão) e por corrupção de menores Os adolescentes foram apreendidos por ato infracional análogo ao mesmo delito.

Durante as investigações, foram ouvidos os conduzidos e as testemunhas aparelhos celulares foram apreendidos, requisitada a perícia no local e o encaminhamento do corpo do animal à Polícia Científica para necropsia veterinária. As autoridades também buscam identificar um quarto envolvido que teria participado da ação, além de analisar imagens de monitoramento da região e dados telemáticos.


📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe



× SCTODODIA Rádios