Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Líder de associação criminosa é presa em Imbituba

Segurança
Portal SCTODODIA 1 6
Foto: Reprodução/PCSC

Segurança

Líder de associação criminosa é presa em Imbituba

Criminosa coagiu idosos para conseguir senhas e cartões bancários

TUBARAO

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Imbituba instaurou um inquérito policial para apurar crime de extorsão ocorrido nesta quinta-feira (6). No caso investigado, uma mulher, líder da associação criminosa, no dia 26 de julho de 2024, ingressou na residência de um casal de idosos de 73 e 74 anos, passando-se por funcionária de um banco.

No decorrer da conversa, solicitou às vítimas que lhe entregassem os cartões e senhas bancárias, o que, em um primeiro momento, foi negado pelo casal. Após a negativa, a suspeita passou a ameaçar as vítimas, coagindo-as a lhe entregar os cartões e senhas exigidos.

De posse dos cartões e senhas bancárias, a suspeita, juntamente com outro investigado, passou a realizar compras na cidade de Palhoça, gerando um prejuízo de mais de R$ 10.000,00 às vítimas.

No inquérito policial, ainda identificou-se que a associação criminosa agiu na cidade de Tijucas, onde a mesma mulher no 25 de julho, ingressou na residência de uma vítima idosa e a convenceu a lhe fornecer os cartões e senhas bancárias, que foram usados em compras realizadas em Balneário Camboriú e geraram um prejuízo de mais de R$ 4.000,00.

Em ambas as ocasiões, a mulher teve o auxílio dos outros criminosos associados, os quais foram presos pela Delegacia de Guaíba (RS). A mulher, no entanto, permanecia foragida.

Após a coleta de elementos de informação, a Delegacia de Polícia de Imbituba, representou pela prisão preventiva dos suspeitos, o que foi deferido pelo Poder Judiciário, após manifestação favorável da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Imbituba.

No dia 24 de outubro do ano passado, após troca de informações entre as Polícias Civis de SC e RS, a Delegacia de Polícia de Guaíba deu cumprimento a mandados de prisão expedidos contra dois suspeitos de integrarem associação criminosa.

Restava pendente, no entanto, a prisão da líder do grupo criminoso, a qual se encontrava foragida e contava com cinco mandados de prisão, expedidos pela 1ª Vara Judicial da Comarca de Tapes, Vara Criminal da Comarca de Osório, Vara Criminal da Comarca de Capão da Canoa, 2ª VEC de Porto Alegre e Vara Criminal da Comarca de Imbituba.

Nesta quinta, a líder da associação criminosa foi localizada na cidade de Cidreira (RS), tendo sua prisão realizada por policiais civis da Delegacia de Tapes (RS). O inquérito policial da Delegacia de Polícia de Imbituba foi concluído e já conta com ação penal em trâmite, promovida pela 03ª Promotoria de Justiça da Comarca de Imbituba.

Com informações de PCSC.

Continue lendo
Topo