Mais de 15 aves silvestres são encontradas em cativeiro em Criciúma
Operação resgata aves silvestres em Criciúma com apoio da Polícia Civil e Nubea
Publicado em
Operação resgata aves silvestres em Criciúma com apoio da Polícia Civil e Nubea
Por
Vinícius Barbosa
Na tarde desta segunda-feira (15), mais de 15 aves silvestres foram encontradas em cativeiro e apreendidas em Criciúma. A operação contou com a participação da Polícia Civil e do Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea), que foi acionado pela 1ª Delegacia de Polícia de Criciúma para dar suporte na ocorrência.
O coordenador do Nubea, Christophe Lima, informou que várias medidas foram tomadas para garantir o bem-estar das aves. “Levamos nossa veterinária e um biólogo da Diretoria do Meio Ambiente para averiguar a situação dos animais. Alguns indivíduos já estavam em condições de ser soltos na natureza, pois tinham passado pouco tempo em cativeiro”, explica Christophe.
Entre as espécies resgatadas estavam papa-banana, tié, neguinho do bumba, sabiá, coleiro e tico-tico. “As aves em melhores condições foram soltas imediatamente, enquanto outras serão encaminhadas amanhã para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CEPTA) em Tubarão, vinculado ao curso de veterinária da Unisul. Lá, receberão os cuidados necessários antes de serem liberadas na natureza ou encaminhadas para depositários registrados no IBAMA”, detalha o coordenador.
A pena para quem comete crimes contra a fauna silvestre é de detenção de seis meses a um ano e multa. O caso ficará aos cuidados da Polícia Civil e do Ministério Público para que possam tomar as medidas cabíveis.