Megaoperação desarticula esquema comandado por organização criminosa de dentro de presídio no RS

Ações de forças de segurança ocorreram simultaneamente nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

Maiquel Machado

Publicado em: 22 de novembro de 2024

3 min.

Na manhã desta sexta-feira, 22, foi deflagrada uma grande operação contra o crime organizado na região Sul do Brasil. Denominadas Operação Caixa Forte II e Operação El Patrón, as ações são fruto de uma parceria entre a Brigada Militar e o Ministério Público.

As duas operações estão interligadas. Enquanto, uma apura a venda de drogas e ingresso de materiais ilícitos para o interior do Presídio Regional de Pelotas, a outra investiga um esquema de microcrédito com juros de até 280% e métodos de cobrança nos moldes de uma organização criminosa.

Ao todo, foram cumpridos mais de 170 mandados judiciais, sendo 156 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão. As operações apoiadas pela Brigada Militar resultaram em 18 prisões, cinco flagrantes, 13 transferências de presos e nas apreensões de R$ 45 mil, 40 aparelhos celulares, nove veículos e quatro armas.

As ações ocorreram simultaneamente nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, reforçando o combate ao crime organizado na região. Na Região Sul do estado, as atividades aconteceram nos municípios de Pelotas, Bagé, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Piratini, Herval e Santa Vitória do Palmar.

As ações significaram um esforço integrado e coordenado entre diversos órgãos do RS, SC e PR. Ao todo, foram mobilizados mais de 700 agentes públicos. Pela Brigada Militar, estiveram envolvidos 547 policiais militares de 12 comandos regionais e de batalhões e comandos, como o Choque, o Bope e Aviação.

Também integraram as operações agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRS e dos MPs de Santa Catarina e Paraná, da Susepe/Polícia Penal, Receita Estadual, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Vigilância Sanitária Estadual e Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco).



× SCTODODIA Rádios