Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Megaoperação desarticula esquema comandado por organização criminosa de dentro de presídio no RS

Segurança
WhatsApp Image 2024 11 22 At 15.02.28

Segurança

Megaoperação desarticula esquema comandado por organização criminosa de dentro de presídio no RS

Ações de forças de segurança ocorreram simultaneamente nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

Na manhã desta sexta-feira, 22, foi deflagrada uma grande operação contra o crime organizado na região Sul do Brasil. Denominadas Operação Caixa Forte II e Operação El Patrón, as ações são fruto de uma parceria entre a Brigada Militar e o Ministério Público.

As duas operações estão interligadas. Enquanto, uma apura a venda de drogas e ingresso de materiais ilícitos para o interior do Presídio Regional de Pelotas, a outra investiga um esquema de microcrédito com juros de até 280% e métodos de cobrança nos moldes de uma organização criminosa.

Ao todo, foram cumpridos mais de 170 mandados judiciais, sendo 156 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão. As operações apoiadas pela Brigada Militar resultaram em 18 prisões, cinco flagrantes, 13 transferências de presos e nas apreensões de R$ 45 mil, 40 aparelhos celulares, nove veículos e quatro armas.

As ações ocorreram simultaneamente nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, reforçando o combate ao crime organizado na região. Na Região Sul do estado, as atividades aconteceram nos municípios de Pelotas, Bagé, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Piratini, Herval e Santa Vitória do Palmar.

As ações significaram um esforço integrado e coordenado entre diversos órgãos do RS, SC e PR. Ao todo, foram mobilizados mais de 700 agentes públicos. Pela Brigada Militar, estiveram envolvidos 547 policiais militares de 12 comandos regionais e de batalhões e comandos, como o Choque, o Bope e Aviação.

Também integraram as operações agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRS e dos MPs de Santa Catarina e Paraná, da Susepe/Polícia Penal, Receita Estadual, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Vigilância Sanitária Estadual e Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco).

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo