O Levante Mulheres Vivas convoca a população de Santa Catarina a se somar ao Ato Nacional Mulheres Vivas, que acontecerá neste final de semana em vários pontos do Estado. Em Florianópolis e Itajaí os atos serão realizados no início da tarde deste domingo (07).
Na Capital, a mobilização será às 13h, na Cabeceira da ponte Hercílio luz e em Itajaí, o ato ocorre na Praça da Beira Rio, às 14h, com a concentração a partir das 13h.
A mobilização faz parte de uma articulação nacional de coletivos feministas, organizações populares e ativistas independentes, que têm ocupado as ruas para denunciar a escalada da violência de gênero e o abandono institucional diante dos feminicídios que apresentaram um aumento expressivo recentemente.
Segundo a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher (Data Senado, 2025), 3,7 milhões de brasileiras sofreram violência nos últimos 12 meses, e 27% das mulheres com 16 anos ou mais já foram vítimas de violência doméstica provocada por homem. Em Santa Catarina tivemos vários casos recentes que expõem um cenário evidente de impunidade e negligência, sendo um dos casos de grande repercussão a morte da estudante da UFSC, Catarina Kasten, de 31 anos, ocorrida no último dia 21 de novembro, quando foi atacada em uma trilha, na praia do Matadeiro, equanto se deslocava para uma aula de natação.
Este ato surge como um levante da sociedade civil, que se organiza de forma autônoma e urgente para exigir respostas efetivas do Estado, medidas de proteção reais e o fim da violência contra as mulheres.
“Nossas vozes não serão silenciadas. Nossos corpos não são descartáveis. Basta! Por justiça, por memória e por todas que não sobreviveram: Mulheres Vivas, em luta!”, declara a organização dos atos populares.
Leia mais:
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.