Na manhã desta quinta-feira (18), uma ocorrência de cárcere privado, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo no bairro Cristo Redentor, em Criciúma foi atendida pela Polícia Militar. A ação resultou no resgate de uma mulher e de uma criança, de 5 anos, além da prisão do autor pelos demais crimes.
A ocorrência teve início após acionamento da Central Regional de Emergência, que recebeu denúncia de que uma mulher estaria sendo mantida em cárcere privado. Diante da gravidade da situação, as guarnições se deslocaram imediatamente até o endereço informado.
Pedido de socorro pela sacada
Ao chegarem ao local, os policiais visualizaram a vítima na sacada do apartamento, gesticulando e sussurrando pedidos de socorro. Segundo a Polícia Militar, a mulher não conseguia gritar por medo de acordar o autor, que estaria dormindo no interior do imóvel.
Diante do flagrante delito e do risco iminente à integridade física da vítima e da criança, os policiais arrombaram a porta do apartamento, conforme prevê a legislação. No interior, a mulher foi encontrada em estado de choque, juntamente com a criança. Ambos foram retirados imediatamente do local para garantir a segurança.
Drogas, arma de fogo e histórico de violência
Em um dos quartos do apartamento, os policiais militares localizaram o autor. Durante a contenção, foi visualizado sobre uma cômoda um prato e uma bolsa com substância análoga à maconha, além de forte odor característico da droga em todo o ambiente.
A vítima contou que convivia com o autor há cerca de 5 meses e que, desde o início do relacionamento, sofria agressões frequentes. Segundo o que foi dito, há aproximadamente uma semana o homem passou a impedir sua saída do imóvel, levando a chave do apartamento sempre que saía, além de ameaçá-la com uma arma de fogo.
Apreensões com apoio do Canil
Diante dos indícios de tráfico de drogas, foi acionada a equipe do Canil da Polícia Militar, com o cão policial K9 Flash. Durante buscas no veículo Renault Logan, de propriedade do autor, os policiais militares encontraram um revólver calibre .32, municiado com seis munições intactas, além de cerca de quatro quilos de maconha.
No interior do apartamento, com o auxílio do cão K9, foram localizadas mais porções de entorpecentes, balanças de precisão, materiais para fracionamento e embalagem de drogas e duas facas, encontradas no guarda-roupas do quarto da criança.
Prisão e medidas de proteção
Diante da materialidade e autoria dos crimes de cárcere privado, ameaça no contexto da Lei Maria da Penha, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para realização dos procedimentos legais.
O Conselho Tutelar foi acionado e adotou as medidas necessárias para a proteção da criança. A vítima solicitou medida protetiva de urgência.
Todos os materiais ilícitos foram apreendidos, a ocorrência foi registrada e o autor apresentado à autoridade policial competente.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.