Segurança
Operação Fiscaliza Transporte à Ilha do Campeche com Ingressos
A ação foi a primeira desde que passou a ser obrigatória a apresentação de ingressos para o acesso à ilha
A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SMSOP), com o apoio da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), realizou uma operação de fiscalização no último fim de semana (11 e 12) para garantir a segurança e a organização no transporte de passageiros rumo à Ilha do Campeche. A ação foi a primeira desde que passou a ser obrigatória a apresentação de ingressos para o acesso à ilha, conforme o Termo de Ajuste de Conduta estabelecido pelo Ministério Público Federal.
A operação contou com a colaboração da Capitania dos Portos, que fiscalizou as embarcações antes do embarque, além de fiscais da SMSOP, guardas municipais e apoio de um bote ambiental, viaturas operacionais e duas embarcações da Capitania dos Portos. A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) também deu suporte durante a fiscalização.
No domingo (12), as equipes realizaram vistorias tanto nos pontos de embarque quanto na Ilha do Campeche. As autoridades notaram uma diminuição no número de visitantes, com muitos já portando os ingressos exigidos. A Secretária de Segurança, Maryanne Mattos, acompanhou a operação na ilha, enquanto o comandante da GMF, Andrey Vieira, coordenou a ação no ponto de embarque, na Barra da Lagoa.
Durante a operação, alguns passageiros relataram dificuldades com o sistema de embarque e ofereceram sugestões para aprimoramentos. Além disso, alertaram sobre possíveis fraudes que podem prejudicar os usuários. Todas as recomendações foram anotadas e serão encaminhadas ao departamento da prefeitura responsável pelo sistema.
“Uma delas teve que retornar após chegar na ilha com 47 turistas a bordo, por não possuírem os ingressos que garantem a entrada”, disse o comandante da Guarda Municipal, Andrey Vieira,