Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Operação flagra uso de agrotóxico proibido

Segurança
WhatsApp Image 2025 04 25 At 17.30.22 1 768x346 1
Foto: Divulgação/PCSC

Segurança

Operação flagra uso de agrotóxico proibido

Durante a ação de fiscalização, foram localizadas embalagens do defensivo agrícola, de fabricação argentina

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (CAOAGRO/PCSC), realizou no dia 11 de abril uma operação em parceria com a CIDASC, na cidade de São José do Cedro, em uma propriedade rural localizada na Linha Padre Reus. Durante a ação de fiscalização, foram localizadas embalagens do defensivo agrícola, de fabricação argentina. O uso e a comercialização dessa substância estão proibidos no Brasil desde 2017, conforme determinação da Anvisa, devido à sua alta toxicidade para seres humanos e para o meio ambiente.

Conforme apurado no local, o produto era aplicado rotineiramente na propriedade por um trabalhador, que afirmou seguir as orientações do responsável pelo local. Além do uso do defensivo proibido, a propriedade também foi alvo de denúncia envolvendo a entrada irregular de bovinos vindos da Argentina. Durante a vistoria, foi encontrada uma estrutura de mangueira com acesso direto ao Rio Peperi-Guaçu, na fronteira entre os dois países, indicando a possibilidade de transporte não autorizado de animais.

A situação é preocupante, já que a região é considerada área de atenção para a febre aftosa. A entrada de animais sem comprovação de origem coloca em risco a vigilância sanitária estadual, podendo gerar impactos na saúde pública e prejudicar o mercado de exportação de produtos agropecuários de Santa Catarina.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo