Segurança
Operação Novo Número tem 10ª fase e mira fraudadores
Polícia Civil de SC cumpre mandados em SP contra pessoas que se passavam por familiares para aplicar fraudes em todo o país
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Defraudações da DEIC, deflagrou nesta terça-feira (9) a 10ª fase da Operação Novo Número, em conjunto com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de SC e com apoio da Polícia Civil de São Paulo. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Diadema (SP), com foco em desarticular uma rede envolvida em golpes virtuais.
A investigação apura fraudes em que os criminosos se passavam por familiares das vítimas para solicitar transferências bancárias. Os alvos desta fase são os responsáveis pelo primeiro contato com as vítimas e os chamados “conteiros” — pessoas que recebem os valores, dividem em contas distintas e dificultam o rastreamento dos recursos.
As vítimas, residentes em diversos estados brasileiros, eram contatadas via aplicativos de mensagem por números desconhecidos que alegavam ser de parentes próximos com novos chips. Após estabelecer a confiança, os criminosos solicitavam dinheiro alegando emergências momentâneas.
A Polícia Civil informou que os investigados responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa. As apreensões de equipamentos nesta fase buscam rastrear os envolvidos e ampliar a identificação de toda a rede criminosa.