A Operação Recomeço completou um ano de implantação nesta sexta-feira (2) com mais uma ação integrada nos bairros Cidade Nova e Nossa Senhora das Graças, em Itajaí. A mobilização teve início por volta das 7h e envolveu forças de segurança, órgãos de fiscalização e equipes de assistência social.
Durante a ação, cerca de 50 pessoas em situação de rua foram abordadas. Do total, 17 aceitaram encaminhamento para a rede da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Quatro pessoas optaram por centros terapêuticos, quatro solicitaram passagens para retorno às cidades de origem, três foram encaminhadas ao Centro POP, uma retornou ao convívio familiar e outra recebeu atendimento médico na UPA CIS.
A operação contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Auditoria Fiscal, secretarias municipais e equipes de Abordagem Social. Também foram realizadas fiscalizações em construções irregulares e estabelecimentos comerciais, além de abordagens preventivas.
A Vigilância Sanitária apreendeu materiais irregulares, como caixas de cigarros de origem ilegal, foguetes, gaiolas e uma garrafa de bebida alcoólica. Já a Secretaria de Obras atuou na limpeza urbana, com retirada de entulhos, resíduos e carrinhos de supermercado abandonados.
Implantada em 2 de janeiro de 2025, a Operação Recomeço tem como foco a segurança pública aliada ao atendimento humanizado. Segundo dados da Prefeitura, em um ano houve redução de 50% nos homicídios, 44% nos roubos e 20% nos furtos, além de aumento de 37% nas apreensões, em comparação com 2024.
A iniciativa segue como política pública permanente no município, com ações previstas para outras regiões de Itajaí.
FIQUE BEM INFORMADO: 📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe