Segurança
Operação reforça segurança nas escolas de SC
A Polícia Militar de Santa Catarina deu início, em fevereiro de 2025, à operação Escola Mais Segura
Por
Vitor Wolff
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) deu início, em fevereiro de 2025, à operação Escola Mais Segura, voltada para reforçar a segurança nas instituições de ensino do estado. O programa amplia a presença de policiais militares nas escolas, com o objetivo de prevenir e reduzir situações que possam comprometer a ordem pública nesses ambientes.
A estratégia faz parte da Rede de Segurança Escolar, um programa preventivo que prioriza o atendimento direto a alunos, professores, funcionários e pais. As ações incluem medidas de acompanhamento e prevenção, realizadas por todas as guarnições de serviço, fortalecendo a sensação de segurança dentro e ao redor das escolas.
Neste ano, o calendário letivo da rede estadual começa em 10 de fevereiro, com recesso entre 21 de julho e 1º de agosto, e término em 15 de dezembro. Com a retomada das aulas, a PMSC reforça seu planejamento para garantir a segurança durante os 204 dias letivos, protegendo milhares de estudantes e profissionais da educação.
Em 2024, a operação resultou em 100.006 programações operacionais de policiamento preventivo, principalmente nos horários de entrada e saída das escolas. Essas ações foram fundamentais para manter a ordem pública nas unidades de ensino e eliminar possíveis fatores de risco, contribuindo para uma maior sensação de segurança na comunidade escolar.
Além do policiamento ostensivo, a iniciativa também investe na capacitação de alunos e funcionários por meio do protocolo “Fugir, Esconder e Lutar” (FEL), que ensina estratégias eficazes para reagir em situações de emergência. Dessa forma, a PMSC busca garantir um ambiente escolar mais seguro e preparado para lidar com possíveis ameaças.