Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Operação Shamar intensifica ações de combate a violência contra mulher

Segurança

Segurança

Operação Shamar intensifica ações de combate a violência contra mulher

Estão envolvidas na operação a Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros e Polícia Científica

Publicidade

A Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e a Polícia Científica vão intensificar as ações preventivas e repressivas contra a violência doméstica e familiar no mês de agosto. Os trabalhos fazem parte da operação nacional Shamar, cuja o nome em hebraico, significa “cuidar, proteger, vigiar”. A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Em Santa Catarina, a coordenação estadual é feita pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), com a participação do setor de inteligência para levantamento e acompanhamento das ocorrências e estatísticas e executada pelas forças de Segurança.

Durante a operação inquéritos serão instaurados, levantamento de mandados em aberto, averiguação de denúncias, palestras, panfletagem pelas corporações, atendimentos às vítimas, diligências e fiscalizações e realização de exames periciais, entre outras.

“Ações estão sendo criadas e fortalecidas para a ampliação da rede de prevenção e proteção às mulheres. Santa Catarina desponta no cenário nacional como um dos Estados mais seguros, justamente pelo reconhecimento da atuação integrada das forças de segurança”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Flávio Graff.

A Polícia Civil de Santa Catarina tem canais que atendem 24h às vítimas de violência doméstica, seja pela delegacia virtual ou presencialmente na delegacia. Hoje são 34 Salas Lilás ativadas no Estado; 32 DPCAMIs. Programas como o PC Por Ela promovem a reflexão sobre temas como agressores, palestras e rodas de conversas promovida por policiais que atuam nas DPCAMIs.

Continue lendo
Topo