Operação Torcida Segura chega à 3ª fase com apreensões e prisão em Florianópolis

Na 3ª fase da operação Torcida Segura, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em municípios da Grande Florianópolis

Joca Baggio

Publicado em: 5 de setembro de 2025

3 min.

Foto: PCSC/Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (5), a Polícia Militar de Santa Catarina, em conjunto com o Ministério Público Estadual, deflagrou a 3ª fase da Operação Torcida Segura, voltada ao combate da violência entre torcidas organizadas na Grande Florianópolis. A ação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e teve como foco novas lideranças envolvidas em confrontos previamente combinados por aplicativos de mensagens.

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Criminal da Comarca da Capital, em diversos pontos da cidade e região metropolitana. Como resultado, diversos materiais foram apreendidos, incluindo 19 celulares, dois computadores, quatro mídias eletrônicas, três armas de fogo, 56 munições, 15 cápsulas deflagradas, um grama de haxixe; além de mais 17 objetos de interesse investigativo

Um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e encaminhado à Central de Plantão Policial da Capital, onde permanece à disposição da Justiça.

As investigações são conduzidas pela 29ª Promotoria de Justiça de Florianópolis e decorrem de um violento confronto ocorrido em novembro de 2024, entre torcidas rivais, que terminou com quatro pessoas gravemente feridas e veículos danificados em um posto de gasolina em São José. O episódio desencadeou o avanço da operação, que identificou ações previamente organizadas para emboscadas e brigas, ampliando os riscos à segurança pública durante os eventos esportivos.

De acordo com o Ministério Público, os investigados podem, além das sanções penais, ser proibidos de frequentar estádios em dias de jogos. O inquérito segue sob sigilo.

As diligências foram conduzidas por policiais militares do 1º Comando Regional e do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE).



× SCTODODIA Rádios