Segurança
Operação Verão: 327 salvamentos e 2 mil guarda-vidas mobilizados
Além dos salvamentos, a pré-temporada contou com 996.181 ações de prevenção e a formação de 2.025 crianças no Programa Golfinho
A Operação Estação Verão, organizada pelo Governo de Santa Catarina em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) e outras forças de segurança, encerrou sua pré-temporada no último domingo, dia 15. Durante o período de 2 de novembro a 15 de dezembro de 2024, foram registrados 327 salvamentos por afogamento, número considerado dentro do esperado e superior aos 267 registrados no mesmo período em 2023. O trabalho essencial dos guarda-vidas destacou a importância das ações preventivas antes da alta temporada.
Além dos salvamentos, a pré-temporada contou com 996.181 ações de prevenção e a formação de 2.025 crianças no Programa Golfinho, iniciativa que educa sobre segurança aquática e prevenção de afogamentos. A Operação Estação Verão envolve esforços coordenados entre forças de segurança e secretarias estaduais, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar de turistas e moradores durante o verão.
Com o início da alta temporada nesta segunda-feira, dia 16, até 9 de março de 2025, quase 2 mil guarda-vidas estão mobilizados em 33 municípios, abrangendo 156 praias e balneários ao longo de 560 km do litoral catarinense. Diariamente, 470 bombeiros atuam nas praias, reforçados por 96 profissionais deslocados do interior. Duas ambulâncias Auto-Socorro de Urgência (ASU) também foram posicionadas estrategicamente nas praias dos Ingleses, em Florianópolis, e em Balneário Camboriú.
A operação reúne 14 órgãos do Governo, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, SAMU, Instituto de Meio Ambiente e Secretarias de Turismo e Saúde, entre outros. Essa integração busca proporcionar um verão seguro e proveitoso para visitantes e moradores, garantindo o atendimento e suporte em todas as áreas durante o período mais movimentado do ano.