Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Operação Verus Dominus: Alto Vale entra na “mira” do GAECO

Segurança
WhatsApp Image 2024 11 22 At 09.51.48

Segurança

Operação Verus Dominus: Alto Vale entra na “mira” do GAECO

Operação cumpriu 24 mandados de busca e apreensão nos municípios catarinenses de Rio do Sul, Lontras, Blumenau e Itajaí

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em conjunto com a 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Sul, deflagrou na manhã desta sexta-feira (22), a Operação Verus Dominus. A ação cumpriu 24 mandados de busca e apreensão nos municípios catarinenses de Rio do Sul, Lontras, Blumenau e Itajaí. A operação investiga um esquema de fraude em licitações, corrupção e desvio de recursos públicos, com foco em contratos na área da saúde pública.

Investigação e esquema criminoso

A investigação apura o envolvimento de funcionários públicos e empresários em um esquema complexo de fraude em licitações e contratos públicos, com o objetivo de desviar verbas e obter vantagens ilícitas. Entre os delitos investigados estão a organização criminosa, fraude em licitações, sobrepreço, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e corrupção passiva.

De acordo com os dados da investigação, o esquema criminoso envolvia a Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Sul, com fraudes em pregões eletrônicos para a contratação de empresas para exames médicos, além de dispensas de licitação para reparos e pinturas em postos de saúde afetados pelas enchentes de 2023, e serviços relacionados à manutenção de ares-condicionados.

Ações de busca e apreensão

As equipes do GAECO realizaram buscas e apreensões em vários locais, incluindo a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde de Rio do Sul, além das sedes das empresas envolvidas e as residências dos investigados. A operação foi realizada de forma simultânea nas cidades de Rio do Sul, Lontras, Blumenau e Itajaí.

A investigação está em sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas assim que o processo transitar em julgado. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre a prisão dos envolvidos, mas a operação segue em andamento.

Continue lendo
Topo