A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 2 de dezembro, a operação Tele Vape, com foco no combate ao contrabando de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF), como cigarros eletrônicos, pods e vapes. A ação foi realizada em um estabelecimento comercial de Gaspar, onde os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão.
Como funcionava o esquema
As investigações apontaram que o responsável pelo estabelecimento realizava a venda dos dispositivos eletrônicos ilegalmente, tanto de forma presencial quanto por meio das redes sociais. Durante o cumprimento das ordens judiciais, o suspeito foi preso em flagrante.
O que foi apreendido
No local, a PF recolheu centenas de dispositivos eletrônicos e peças de vestuário importadas sem comprovação de origem. O investigado será indiciado pelos crimes de contrabando, descaminho e violações ao Código de Defesa do Consumidor.
O que diz a legislação
A Resolução 855/2024 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar em todo o país.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉Clique aqui e acompanhe.