A Polícia Federal deflagrou nesta semana a Operação Fake Tour, que mira um grupo criminoso responsável por introduzir bebidas de forma clandestina no Brasil. No Sul de Santa Catarina, as ações ocorreram em Sangão, Braço do Norte, Armazém, Tubarão, Gravatal e Araranguá.
De acordo com a PF, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e 21 medidas cautelares diversas da prisão nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Também houve bloqueio de contas bancárias e indisponibilidade de bens dos investigados.
Esquema utilizava falsas excursões
A investigação apontou que o grupo utilizava falsas excursões de turismo para transportar bebidas adquiridas em freeshops uruguaios até o Brasil. As cargas eram distribuídas a importadores locais de forma irregular. Parte dos mandados foi cumprida em depósitos e residências, além de estabelecimentos comerciais.
Objetivo da operação
Segundo a Polícia Federal, a ação visa combater o crime de descaminho, a lavagem de dinheiro e a atuação de organização criminosa. O órgão destacou que o trabalho busca proteger comerciantes que atuam dentro da legalidade, preservar empregos e evitar a concorrência desleal.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.