Segurança
Pitbulls que atacaram cães em Tubarão estavam novamente soltos
Um dos animais fugiu da casa do tutor e foi contido próximo a uma agropecuária
Por
Matheus Machado
Nesta terça-feira (10), um caso chocou a comunidade do bairro Guarda Margem Esquerda em Tubarão. Isto porque, dois pitbulls fugiram da casa de seu proprietário e acabaram atacando outros três cães da região. Segundo os relatos, dois dos animais morreram após os ataques. Um dos pitbulls, teria inclusive invadido uma residência que estava com o portão aberto.
Após o fato, a Polícia Militar e a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) foram acionados no local, juntamente com o proprietário que levou os pitbulls novamente para casa. Apesar disso, nesta quarta (11) pela manhã, um dos animais encontrava-se novamente solto e precisou ser preso por um amigo do tutor que já conhecia o animal. Tanto a PM como a Funat foram novamente acionadas para averiguar a situação.
Ainda nesta quarta, a equipe de reportagem da Rádio Cidade e portal SCTodoDia compareceu na região onde os fatos aconteceram e conversou com alguns vizinhos e um dos proprietários que teve o pet morto. “Não é a primeira vez que eles fogem”, disse uma moradora próxima. “Eu estava trabalhando e minha neta pequena estava em casa quando ele invadiu o pátio e atacou o cachorro”, disse a proprietária de um estabelecimento cujo o pitbull invadiu o terreno de sua nora. “A polícia informou sobre o boletim de ocorrência e disse que podia ir atrás por danos morais, mas é algo que nem vou levar adiante”, falou o dono de um dos cães que foi morto.
Posicionamento da Funat
O diretor-presidente da Funat, Márcio Ronchi, enviou um posicionamento para a reportagem sobre o caso ocorrido durante a terça-feira. “O pitbull escapou da casa do tutor e agrediu alguns cães no bairro, inclusive causando óbitos. Esse caso foi noticiado pela comunidade à PM, que fizeram um primeiro atendimento. Isso também chegou para a Fundação através do Bem-Estar Animal. Em um primeiro momento não foi identificado a gravidade do assunto. Mais tarde, o tenente-coronel ligou para mim e esclareceu que as viaturas estavam no local, De imediato mobilizamos nossas viaturas e nos deslocamos. Quando chegamos o cão já havia sido contido pelo tutor, que ficou sabendo que o animal se soltou e foi de imediato para lá”, explicou o gestor.
“Quando a Funat chegou lá, a PM já estava pegando o depoimento do rapaz e o cão já estava contido. Nossa médica veterinária fez todo o atendimento, preenchemos tudo o que aconteceu e o cão ficou sob a tutela do dono, que foi bem orientado para que não escapasse novamente. A Funat tomará as medidas cabíveis na parte administrativa”, falou Márcio.
O tutor responderá criminalmente por negligência sobre a tutela do cão. De imediato, a castração do pitbull será providenciada pela Funat.
Vale destacar, que o tutor tem dois animais. O responsável pelas mortes foi um cão preto, que nesta quarta-feira, não foi identificado em nenhum local. Já o segundo pitbull encontrado próximo a uma agropecuária fugiu do mesmo local nesta manhã.