Segurança
PM deve intensificar ações contra motos irregulares em Tubarão
Tenente-coronel explica as ações realizadas no município
Por
Matheus Machado
Em várias regiões, é possível reconhecer motociclistas passando nas ruas mesmo estando a uma distância considerável. Os escapamentos barulhentos tornaram-se rotina e a prática costuma causar desconforto para várias pessoas. Conforme o tenente-coronel do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Paulo Sérgio De Bona Portão, tal fator pode estar fora da lei e fiscalizações para coibir as motos serão intensificadas em Tubarão.
A legislação permite alteração de características de veículos, inclusive das descargas das motos. No entanto, vale ressaltar que as mudanças devem ser feitas com equipamentos que são regulados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e que deve passar por uma inspeção veicular e que a informação conste no documento do veículo.
“Não podemos generalizar as fiscalizações. Mas aqui em Tubarão a questão dos escapamentos abertos vem sendo observada e a gente vai aumentar as fiscalizações para proporcionar mais segurança à população e evitar, ou tentar diminuir a quantidade de veículos irregulares. De fato, é uma realidade dos municípios”, destacou o comandante.
Somente em 2024, 70 motos já foram apreendidas devido a descargas irregulares. “Fiscalizamos não só este tipo de infração, mas sobretudo o alcoolismo. As blitz de Lei Seca vem sendo realizadas no município e dentro das limitações, estamos fazendo um trabalho bastante intenso neste sentido”, disse Paulo De Bona.
A infração para quem for flagrado com o escapamento irregular é considerada grave e dependendo da circunstância do veículo, a moto pode ser removida ao pátio para que o motociclista não continue com a conduta em via pública.