Segurança
PM flagra desmatamento de cinco hectares em SC
O local que briga diversas espécies de flora ameaçadas de extinção, está localizado na região de Varginha em São Joaquim
A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina flagrou o desmatamento ilegal de aproximadamente cinco hectares de mata nativa, na localidade de Varginha, em São Joaquim.O local, que abriga diversas espécies de flora ameaçadas de extinção, incluindo o Pinheiro Brasileiro, foi identificado durante uma operação de patrulhamento ambiental, nesta quarta-feira,02.
Durante a ação, os policiais observaram a retirada ilegal de vegetação nativa em uma propriedade rural, onde foi constatado que a destruição da área foi realizada com o uso de máquinas pesadas, como tratores de esteira. No local, foram encontradas grandes pilhas de vegetação, evidenciando o corte de árvores de grande porte.
Conforme a Polícia Ambiental, a ação criminosa, que resultou na derrubada de uma significativa área de vegetação nativa, coloca em risco a biodiversidade local e infringe a legislação ambiental vigente.O responsável pela atividade ilegal será devidamente responsabilizado tanto na esfera administrativa quanto criminal, conforme as penalidades previstas pela legislação ambiental.