Polícia Civil deflagra Operação “Adsumus” e prende grupo acusado de tortura e tráfico

Operação “Adsumus” cumpre 10 ordens judiciais e desarticula grupo investigado por tráfico, tortura e porte ilegal de armas em Xanxerê.

Joca Baggio

Publicado em: 8 de outubro de 2025

4 min.
Polícia Civil deflagra Operação “Adsumus” e prende grupo acusado de tortura e tráfico - Foto: PCSC/Divulgação

Polícia Civil deflagra Operação “Adsumus” e prende grupo acusado de tortura e tráfico - Foto: PCSC/Divulgação

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Xanxerê, deflagrou nesta quarta-feira (8) a Operação “Adsumus”, com o cumprimento de 10 ordens judiciais, incluindo quatro prisões preventivas, uma internação de adolescente e cinco mandados de busca e apreensão nos bairros Vila União, Leandro, Nossa Senhora de Lurdes e São Romero.

A ação faz parte das investigações iniciadas em maio deste ano, que apuravam a atuação de um grupo de jovens envolvidos em crimes como tráfico de drogas, associação ao tráfico, porte ilegal de arma de fogo e tortura.

De acordo com a investigação, os suspeitos gravavam os crimes em vídeo, que foram encontrados no celular de um dos autores. As imagens mostram ao menos três episódios de tortura, nos quais as vítimas eram amarradas, agredidas com pauladas, socos e chutes, chegando a ter dentes quebrados — supostamente por dívidas de drogas.

Em outro vídeo, uma das vítimas aparece sendo golpeada diversas vezes com um facão.

“As provas foram suficientes para representar pela prisão preventiva dos quatro suspeitos e pela internação do adolescente de 17 anos, todos já recolhidos no sistema prisional catarinense”, informou a Polícia Civil.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos roupas, chapéu e um dos objetos usados nas agressões.

Significado da operação

O nome da operação, “Adsumus”, tem origem no latim e significa “aqui estamos” ou “estamos juntos, presentes” — uma referência à atuação conjunta das forças de segurança no combate ao crime em Xanxerê.

A operação contou com o apoio de diversas unidades da Polícia Civil e da Polícia Militar, incluindo:

  • Policiais da Regional, Comarca e DPCAMI de Xanxerê;
  • Equipes da Comarca de Xaxim;
  • O SAER-Fron de Chapecó;
  • E o 30º Batalhão da Polícia Militar.

O trabalho integrado reforça o compromisso das forças de segurança em combater organizações criminosas, enfrentar a violência e garantir a segurança da população de Xanxerê e região.


FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios