A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na manhã desta terça-feira (20), a Operação Procuração Zero, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em falsificação de documentos e fraudes digitais para obtenção indevida de procurações com poderes bancários.
A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia da Capital e pela DIC de Palhoça, com apoio do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, além das Polícias Civis da Bahia e do Ceará. As investigações apontam que o grupo utilizava acessos digitais fraudulentos para enganar tabelionatos de notas em Florianópolis e Joinville.
Segundo a Polícia Civil, há indícios de que os criminosos tenham utilizado recursos de inteligência artificial em videochamadas, com o objetivo de ludibriar servidoras dos cartórios e viabilizar a emissão das procurações.
Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo quatro na Bahia, um no Ceará e um em Santa Catarina. Durante a operação, equipamentos eletrônicos foram apreendidos e serão submetidos à perícia técnico-científica para aprofundamento das investigações.
FIQUE BEM INFORMADO: 📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe