A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu, nesta semana, três mandados de busca e apreensão em salas comerciais no Centro de Florianópolis, ligadas a estúdios fotográficos investigados por supostos crimes contra consumidores, estelionato e associação criminosa.
As investigações começaram após denúncias anônimas e registros de boletins de ocorrência. Segundo a apuração, pessoas eram abordadas em vias públicas e estabelecimentos comerciais com a oferta de presentes ou fotografias gratuitas e, depois, conduzidas aos estúdios.
Após a realização das fotos, vítimas relataram cobranças de valores elevados, pressão para pagamento imediato e assinatura de contratos com cláusulas restritivas, incluindo menção à inexistência de direito de arrependimento. Há relatos de pressão psicológica, inclusive sobre idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, com indução à contratação de empréstimos.
Durante as diligências, foram apreendidos celulares, equipamentos fotográficos, computadores, contratos e fichas cadastrais, que passarão por análise técnica para aprofundar as investigações e identificar outros possíveis envolvidos.
A ação contou com apoio de delegacias especializadas da Capital. A Polícia Civil informou que as investigações continuam e orienta que eventuais vítimas registrem boletim de ocorrência pela Delegacia Eletrônica.
FIQUE BEM INFORMADO: 📲
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe