Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar resultou na apreensão de mais de 340 quilos de maconha neste domingo (9), em Paulo Lopes, no Litoral Sul de Santa Catarina. A droga, escondida dentro dos pneus de um trator, seria distribuída em Tubarão por uma facção criminosa com forte atuação no condomínio Parque das Torres, no bairro São João Margem Esquerda.
Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (10), os comandos das forças de segurança detalharam a ação. O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, destacou que o trabalho faz parte de uma série de ações integradas para desarticular organizações criminosas no Estado. “Estamos monitorando as facções criminosas que atuam em Santa Catarina. Ao todo são seis, e estamos trabalhando de forma conjunta para desmobilizar essas organizações”, afirmou o delegado-geral.
O comandante da Polícia Militar de Tubarão, tenente-coronel Paulo Sérgio Pereira de Bona Portão, classificou a apreensão como uma das maiores já registradas com destino à cidade. Segundo as corporações, a investigação já dura mais de um ano e, apenas nas últimas semanas, mais de uma tonelada de drogas foi retirada de circulação. Em uma operação anterior, foram apreendidos 600 quilos de maconha, e nove pessoas acabaram presas.
Entre os detidos estão os líderes da facção criminosa que comandava o tráfico no Parque das Torres. O delegado da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Tubarão, André Crisóstomo, explicou que o grupo ostentava bens de alto valor. “O líder do grupo tinha imóveis, carros de luxo, joias e levava uma vida de empresário. Foram decretados mandados de sequestro de bens — quatro imóveis, veículos e mercadorias que somam mais de R$ 300 mil”, relatou.
Facção controlava o acesso ao condomínio
As investigações revelaram que a organização criminosa também coagia moradores e controlava o acesso ao condomínio onde atuava. “Os moradores precisavam se identificar para entrar no local. Alguns chegaram a ser espancados por dívidas com a droga. O condomínio era murado e vigiado por olheiros”, disse o comandante da PM.
Na operação deste fim de semana, os cães farejadores foram fundamentais para localizar o entorpecente escondido nos pneus do trator. A droga veio do Paraná e seria distribuída em Tubarão.
O material apreendido foi encaminhado para perícia e será incinerado após autorização judicial. A investigação continua para localizar um dos suspeitos que permanece foragido e apurar outras ramificações da facção.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.