Segurança
Polícia prende suspeitos de aplicar golpes em SC
Vítima idosa perdeu R$ 600 mil em golpe simulado com falso prêmio da Quina em abril deste ano
A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou nesta terça-feira (15) uma operação para desarticular um golpe do bilhete premiado que causou prejuízo de R$ 600 mil a uma idosa. A ação foi coordenada pela Delegacia de Combate a Estelionatos (DCE), vinculada à Divisão de Investigação Criminal da Capital (DIC), e resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão e duas prisões temporárias.
Os presos são suspeitos de emprestar suas contas bancárias para receber os valores transferidos pela vítima, que foi enganada em 24 de abril deste ano por dois golpistas. Segundo a polícia, um dos criminosos se passou por médico pediatra e o outro por um jovem analfabeto vindo de Águas Mornas. Juntos, eles simularam a existência de um bilhete premiado da Quina, usando inclusive uma ligação para um número 0800 falso da Caixa Econômica Federal para dar veracidade à fraude.
A vítima foi convencida a fazer transferências via Pix, com a promessa de receber parte do suposto prêmio. Após as transações, os golpistas cortaram todo contato com a idosa e desapareceram com o dinheiro.
A DCE segue com as investigações para identificar outros envolvidos no esquema, considerado sofisticado pela Polícia Civil. A prática de golpes contra pessoas idosas tem sido alvo constante de atenção das forças de segurança em Santa Catarina, especialmente nas regiões urbanas e de maior circulação bancária.