Segurança
PRF apreende 300 kg de maconha no feriado
Três ocorrências resultaram na prisão de cinco estrangeiros e na recuperação de um carro roubado
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 300 quilos de maconha em três ações realizadas no último sábado (19), durante a operação especial de fiscalização nas rodovias federais de Santa Catarina durante o feriadão de Páscoa e Tiradentes. As apreensões aconteceram em Joinville e Itapema e resultaram na prisão de cinco pessoas, além da recuperação de um veículo com registro de roubo.
Todos os automóveis envolvidos nas ocorrências estavam com placas da Argentina, e os ocupantes são estrangeiros. As drogas estavam escondidas em compartimentos ocultos nos veículos, como portas, painéis e assoalhos, característica comum em esquemas de tráfico internacional de entorpecentes.
Na manhã de sábado, em Joinville, duas apreensões aconteceram em sequência. Em um dos casos, um carro de luxo foi abordado após entrar bruscamente em uma estrada sem saída, saindo da BR-101. Após inspeção, foram localizados 115 quilos de maconha ocultos em diversas partes do veículo.
Pouco depois, a poucos quilômetros dali, outro veículo importado foi interceptado ao desviar de uma barreira policial. Com comportamento suspeito e informações contraditórias, os ocupantes levantaram suspeitas. A vistoria detalhada revelou 96 quilos de maconha escondidos em locais estratégicos do automóvel.
Já na tarde do mesmo dia, na BR-101 em Itapema, um carro foi abordado após os agentes notarem a placa ilegível. Após análise minuciosa, descobriram que se tratava de um veículo brasileiro com placas clonadas e registro de roubo em Foz do Iguaçu. O automóvel escondia quase 93 quilos de maconha, e os dois ocupantes paraguaios confessaram que levariam a carga até Porto Alegre, onde receberiam R$ 10 mil pelo transporte.
Todos os envolvidos foram conduzidos às delegacias da Polícia Federal de Joinville e Itajaí. As ocorrências foram enquadradas como tráfico internacional de drogas e, no caso de Itapema, também por receptação de veículo roubado.